No último dia 30 de agosto foi realizada blitz educativa promovida pelo Batalhão da Polícia Rodoviária Estadual de Pernambuco no Posto localizado às margens da PE 126 no Município de Catende. Na ocasião, a blitz contou com unidade móvel do Programa Despoluir, da CNT, gerido em Pernambuco e em Alagoas pela FETRACAN, contando com quatro unidades móveis.
O Programa Despoluir foi criado pela CNT e o SEST SENAT em 2007 com o objetivo de colaborar para a construção de um modelo sustentável de desenvolvimento. Por meio deste programa, são realizadas aferições ambientais veiculares nos veículos transportadores de cargas e passageiros, de empresas e autônomos. Os serviços são gratuitos.
Desde sua implantação, o Despoluir incentiva a incorporação de novas ações no setor, que passou a assumir sua parcela de responsabilidade na propagação de um mundo ambientalmente equilibrado. Além dos benefícios diretos para o meio ambiente e à qualidade de vida da população, as ações de conscientização dos agentes envolvidos têm como consequência a redução de custos, o aumento da eficiência operacional de empresas e caminhoneiros autônomos e a melhoria do relacionamento com órgãos fiscalizadores.
Além disso, atua na formulação e execução de políticas públicas na área ambiental, participando ativamente dos principais fóruns de discussão do tema, especialmente no Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
De Janeiro a Agosto de 2016, as quatro unidades móveis do Programa Despoluir realizaram 5.997 Aferições em Pernambuco e em Alagoas.
Segundo o Presidente em exercício da FETRACAN e do Conselho Regional Nordeste III, que abrange os Estados de Pernambuco e Alagoas, Nilson Gibson Sobrinho “A parceria com o Batalhão da Polícia Rodoviária Estadual de Pernambuco é de fundamental importância, pois visa à sustentabilidade do setor de transportes, promovendo o equilíbrio ambiental e trazendo benefícios para toda a sociedade“.