ANTT inicia monitoramento de viagens interestaduais e internacionais de ônibus

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Agência começará a receber dados dos operadores do serviço a partir de 31 de janeiro 

A partir de 31 de janeiro, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) começará a realizar o monitoramento das viagens do transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros, por meio do Monitriip (Sistema de Monitoramento do Transporte Rodoviário Interestadual e Internacional Coletivo de Passageiros).

Assim, as empresas de fretamento que possuem frota com mais de 30 veículos registrados na agência e as do transporte regular rodoviário serão obrigadas a transmitirem as informações das viagens realizadas.

Para atender à nova exigência, as operadoras do serviço devem fazer um cadastro junto à ANTT, indicar o fornecedor do sistema que permite o registro e o controle das informações sobre as viagens e iniciar o envio dos dados.

A agência mantém um cadastro das empresas desenvolvedoras desses sistemas no Portal Monitriip. Os fornecedores devem atender aos requisitos que constam na resolução 4.499/2014.

Clique aqui para acessar as informações completas sobre o Monitriip.

Operação do Monitriip

O Monitriip é composto pelos subsistemas embarcado e não embarcado. O primeiro caso abrange o conjunto de equipamentos instalados nos veículos, destinados a permitir a sua localização e o seu monitoramento ao longo de toda a operação. O segundo trata da infraestrutura que não está localizada nos veículos utilizados na prestação de serviços, relacionada à venda de bilhetes de passagem rodoviários, venda e recarga de cartões de embarque semiurbano e de registro de ocorrências dos usuários.

A empresa de transporte é responsável pela aquisição, implantação e manutenção do equipamento. A estimativa é que a tecnologia mais básica (que é a exigida pela ANTT) custe cerca de R$ 50 por veículo. Elas também deverão fazer coleta, armazenamento, disponibilização e envio dos dados para a Agência. As informações do subsistema embarcado deverão ser encaminhadas à ANTT em tempo real; as do não embarcado terão prazo de 24 horas.

Até o fim da implantação do Monitriip, a estimativa é que cerca de 10 mil veículos do serviço regular estarão integrados ao sistema. No fretamento, mais de 20 mil. No transporte semiurbano, são 1,5 mil ônibus.

Benefícios

O objetivo da ANTT é que a inovação auxilie na definição das políticas de regulação e de fiscalização e no combate ao transporte clandestino. O sistema também permitirá novas facilidades aos passageiros, como vendas de bilhetes pela internet (sem precisar retirar a passagem em algum guichê), e informações mais precisas.

Outro ganho esperado é na segurança: a ideia é realizar convênios com autoridades policiais e utilizar os dados para combater a criminalidade. O Monitriip permite indicação e motivos das paradas dos ônibus, anormalidades no percurso podem ser rápida e facilmente identificadas.

Agência CNT de Notícias

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