Setor ferroviário espera gerar 55 mil postos de trabalho até 2016

0
58

A estimativa é da ANTF. Segundo a associação, o setor capacitou mais de 10 mil profissionais, mas ainda precisa de mão de obra qualificada.

A ANTF (Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários) prevê, para 2016, um incremento na geração de empregos no setor ferroviário.

Entre 1997 e 2013, segundo a ANTF, as concessionárias acumularam um aumento de 173% em contratações. Atualmente, o segmento emprega mais de 45 mil funcionários e estima chegar a 55 mil empregos diretos e indiretos nos próximos dois anos.

Nos últimos 12 anos, o mercado capacitou mais de 19,5 mil profissionais. Com relação a investimentos, a iniciativa privada injetou o montante de R$ 38,1 bilhões em malha e material rodante, com uma média de R$ 2,38 bilhões ao ano.

A aplicação de capital possibilitou uma redução de 77% no número de acidentes, comparando os índices de 1997 com os do ano passado.

De acordo com o presidente da ANTF, Gustavo Bambini, a entidade procura estar sempre à frente de questões que estimulem a geração de empregos para poder alavancar o aumento dos postos de trabalho e favorecer a competitividade do setor.

“Procuramos atuar com um conjunto de medidas que visam auxiliar o governo na definição de percentuais mínimos para investimento em infraestrutura de transportes no país”, disse.

Entre as ações encabeçadas pela associação estão projetos de intercâmbio técnico, diálogo com o governo sobre questões regulatórias e normativas, consolidação de esforços de conscientização das comunidades e desenvolvimento de novos negócios, incluindo relações internacionais, com fornecedores e investidores.

Fonte: CNT

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here