SEST SENAT lança nesta terça (14) em Maceió projeto Simulador de Direção Veicular para capacitação de motoristas profissionais

0
85

Equipamento é usado em estudos e pesquisas sobre o comportamento humano do condutor, no desenvolvimento de novos veículos e em testes de situações no trânsito

 

Simulador-foto-2

 

O Sest Senat lança nesta terça-feira (14) em Maceió o projeto de Simulador de Direção Veicular destinado à capacitação profissional, voltado para aperfeiçoamento de motoristas profissionais do setor de transporte. O equipamento vai simular a direção de 13 tipos de veículos, entre eles caminhão de carga, carreta biarticulada, caminhão de carga perigosa, micro-ônibus e ônibus biarticulado (BRT). O lançamento acontece às 16h na Unidade Sest Senat Maceió, localizada na Rua Edilson Lins de Araújo, nº 500 – Serraria.

 

O Simulador de Direção Veicular do SEST SENAT possui um cockpit equipado com banco, controles como volante, pedais e painel interligados, onde o condutor é colocado sentado e pode conduzir por cenários projetados a sua frente em telas, através de softwares específicos. A visão que o condutor tem da via dentro do veículo virtual é projetada em tempo real, sendo os cenários criados a partir de mídias digitais (árvores, placas, topografia).

 

Atualmente, além de ser utilizado na formação de condutores e no aperfeiçoamento de condutores profissionais, é usado em estudos e pesquisas sobre o comportamento humano do condutor, no desenvolvimento de novos veículos e em testes de novas situações como sinalização. O equipamento é capaz de simular os principais tipos de situações vividas nas estradas e nas vias urbanas, tais como obstáculos, neblina, chuva forte, avarias nos veículos e manobras arriscadas em subidas e descidas íngremes, estradas com e sem asfalto, entre outras.

 

Os simuladores podem ser utilizados criando situações perigosas sem que haja risco real para os condutores. E este é um dos grandes objetivos da proposta pedagógica do projeto: proporcionar o aperfeiçoamento dos condutores profissionais, expondo-os a situações de risco simuladas, para que eles possam não só relembrar conceitos, por vezes esquecidos, mas também aperfeiçoar suas habilidades de reação diante das situações potencialmente perigosas. Tudo isso em um ambiente totalmente controlado. O simulador faz parte dos cursos gratuitos de aperfeiçoamento de capacitação para motoristas profissionais de cargas e de passageiros disponibilizados pelo Sest Senat.

 

Cada unidade operacional do Sest Senat possui salas especiais adaptadas para os treinamentos, ambientes inovadores com recursos de alto padrão tecnológico e didático. É uma oportunidade dos condutores se preparar para enfrentar os desafios encontrados nas rodovias e vias urbanas do país.  É neste sentido que o Simulador de Direção Veicular contribui para o processo de ensino-aprendizagem dos profissionais do setor de transporte.

 

O Simulador de Direção Veicular do SEST SENAT fará parte dos cinco cursos de aperfeiçoamento de capacitação para motoristas profissionais de cargas e de passageiros: Aperfeiçoamento de Motoristas para a Condução Antecipatória (Segura e Econômica), Aperfeiçoamento de Motorista para a Condução em Situações de Risco, Aperfeiçoamento de Motoristas para o Uso de Tecnologias Embarcadas no Veículo, Aperfeiçoamento de Motoristas para o Transporte de Passageiros e Cargas Especiais e Aperfeiçoamento de Motoristas para Manobras do Veículo.

 

O propósito do projeto é alcançar como resultado, a partir da capacitação, o aperfeiçoamento contínuo e, consequentemente a prevenção de acidentes, contribuindo para a segurança viária. Os simuladores de Direção são uma solução eficiente, sustentável e ambientalmente adequada que traz ganhos para o setor como a diminuição do consumo de combustível e da emissão de gases poluentes, a redução de custos e a economia de tempo com treinamentos.

 

As demais unidades de Alagoas (Teotônio Vilela) e Pernambuco (Cabo, Caruaru e Serra Talhada) contarão com simulador até o final deste ano. As unidades de Serra Talhada e Teotônio Vilela estão em fase construção com entrega prevista para o segundo semestre de 2017. Ainda no mês de março, no dia 16, a Unidade Petrolina será contemplada com o simulador.

 

No total, o investimento é de R$ 41,56 milhões no projeto nas unidades espalhadas em todo o país, que contempla além de 60 simuladores,  o desenvolvimento de cursos, horas técnicas de manutenção, capacitação de instrutores e proposta pedagógica. Cada simulador custa, em média, R$ 692,7 mil.  A meta é formar 50 mil profissionais em três anos. Os alunos precisam ter carteira de habilitação nas categorias C, D ou E.

 

Serviço:

Lançamento do Simulador de Direção Unidade Maceió

Terça-feira (14) | 16h

Unidade Maceió: Rua Edilson Lins de Araújo, nº 500 – Serraria

(82) 2126-1927

 

Contatos para imprensa:

Wagner Maciel (Supervisor do Conselho Regional do Sest  Senat ) – (81) 99911 3651

Pedro Ramos (Diretor Unidade Sest Senat Maceió): (82) 999817720

Fotos: Abbc Comunicação/ Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here