SEST SENAT debate eficiência energética na Argentina

0
1644

Ações do Sistema CNT em prol da sustentabilidade no setor de transporte foram apresentadas em workshop, em Buenos Aires

Workshop é promovido pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos em parceria com o Conselho Internacional de Transporte Limpo
Workshop é promovido pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos em parceria com o Conselho Internacional de Transporte Limpo

O SEST SENAT participa, em Buenos Aires, na Argentina, do Workshop Latino-Americano sobre Programas de Frete Verde, promovido nesta semana. A instituição é representada pelo diretor-adjunto Vinícius Ladeira. O evento repercute as melhores práticas internacionais no âmbito da eficiência energética. Foi realizado pela EPA (Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos) e pelo ICCT (Conselho Internacional de Transporte Limpo), em parceria com os ministérios argentinos do Transporte; de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Energia e Minas. Contou ainda com o apoio da CCAC (Coalização para Clima e Ar Limpo) e do Banco Mundial.

Tanto a EPA quanto o ICCT têm colaborado com o desenvolvimento de programas nesse campo na América Latina. Durante o encontro, o diretor-adjunto participou de um painel de compartilhamento de boas práticas nessa área. Foi apresentado o projeto Simulador de Direção do SEST SENAT – Eficiência e Segurança no Trânsito, que permite o treinamento de motoristas profissionais de cargas e de passageiros. Já foram disponibilizados 75 equipamentos híbridos em unidades de todo o Brasil e, em dois anos, serão cerca de 200 simuladores.

Também foi apresentada a Escola de Motoristas do SEST SENAT, que oferece cursos para atualização de condutores já habilitados nas categorias D ou E, de maneira a aumentar a empregabilidade e a qualidade dos serviços prestados à sociedade, garantindo mais eficiência e segurança no trânsito.

Os participantes do Workshop também conheceram as ações do Despoluir – Programa Ambiental do Transporte, que completa uma década neste ano, bem como os resultados da primeira Sondagem CNT de Eficiência Energética no Transporte Rodoviário de Cargas, realizada pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) em 2015.

“O SEST SENAT e a CNT realizam diversas ações para estimular a gestão ambiental e a condução segura e econômica no setor transportador. A capacitação de motoristas contribui para a redução de acidentes no trânsito e para o menor consumo de combustível”, afirma Vinícius Ladeira. Ele reforça a importância de realizar um trabalho que prepare os trabalhadores do setor e incentive a gestão sustentável. “Queremos alcançar, cada vez mais, os melhores níveis de eficiência energética no transporte de cargas e de passageiros.”

O Workshop realizado na Argentina debate sobre os chamados programas de frete verde, como o SmartWay norte-americano, em que são estabelecidas parcerias entre governo e indústria para acelerar a implementação de tecnologias avançadas e práticas de logística. Isso melhora a eficiência energética e o desempenho ambiental das cadeias de suprimentos de frete. Segundo Vinícius Ladeira, há intenção de desenvolver um programa-piloto no Brasil com essas características.

Atuação

Em maio deste ano, o SEST SENAT e a CNT assinaram um acordo de cooperação técnica com a Natural Resources Canada – NRCan (Ministério dos Recursos Naturais do Canadá) e o ICCT. O acordo visa à oferta de cursos com certificação internacional voltados ao setor de transporte rodoviário de cargas e de passageiros, com foco na eficiência energética.

A iniciativa vai permitir que os instrutores do SEST SENAT sejam capacitados pelo NRCan para posteriormente transmitirem os conhecimentos aos profissionais do setor por meio de cursos gratuitos que serão oferecidos pelas unidades operacionais em funcionamento em todo o país. As novas qualificações terão como foco três frentes estratégicas: condução econômica, gestão de frotas e gestão de combustível.
Diego Gomes
Agência CNT de Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here