SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO – 2018 FETRACAN – DESPOLUIR – BRPv

0
211

A Semana Nacional do Trânsito que ocorre entre os dias 18 e 25 de setembro, é uma iniciativa caracterizada por uma série de ações e eventos educativos promovidos por órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito. O objetivo é de conscientizar e envolver diretamente toda a sociedade na reflexão sobre uma nova perspectiva de encarar a mobilidade. Este ano, o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), definiu como tema “Nós somos o trânsito”.

A campanha deste ano trata de estimular a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros a internalizar valores que contribuam para a criação de ambiente favorável onde prevaleça  o compromisso  com a “valorização da vida”, sendo assim, a campanha busca promover a sensibilização à autocrítica honesta do comportamento ao volante, percepção do grau de agressividade e maus hábitos, que são os maiores causadores de acidentes, brigas e até mortes, esses são os primeiros passos para o comportamento civilizado,  para a educação no trânsito e o exercício da cidadania.

Durante todo o ano, os órgãos de trânsito trabalham em prol da diminuição do números de vítimas no trânsito, entre essas ações destaca-se a blitz do Programa Ambiental do Transporte – Despoluir/Fetracan em parceria com o Batalhão da Polícia Rodoviária de Pernambuco (BPRv), na Rodovia PE-60,  fazendo um chamamento no tocante a tomada de consciência quanto aos riscos do trânsito e preservação da vida. Outras ações, igualmente importantes como a Lei Seca, que tornou a legislação mais rígida, reduzindo o número de sinistros, bem como, a fiscalização eletrônica de trânsito, que inibi o condutor a praticar alta velocidade, avançar o sinal vermelho e a fazer conversões proibidas veem reforçar o empenho em reduzir danos. Importante ressaltar que além do trabalho dos órgãos competentes, das leis e legislações, todos temos a obrigação de seguir normas de conduta, ética e respeito à vida, exercendo o direito de ir e vir.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here