Projeto Novos Talentos 2013 oferece vagas de qualificação profissional

0
356

O Governador Eduardo Campos e o Secretário de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, Antônio Carlos Maranhão de Aguiar lançaram no dia 04 de janeiro o Projeto Novos Talentos 2013. A solenidade de aconteceu no Salão de Eventos da Sede Provisória do Governo, no Centro de Convenções e contou com as presenças da Secretaria Executiva de Trabalho e Qualificação, Angella Mochel, do Diretor Regional do SENAI-PE, Sérgio Gaudêncio Portela de Melo, do Presidente do Sistema Fecomércio-PE, Josias Albuquerque, do Presidente da Fiepe, Jorge Côrte Real, do Presidente da Federação das Empresas de Transporte de Cargas (Fetracan), Newton Gibson, da Diretora Regional do SENAC-PE, Lygia Leite, e da Secretária da Juventude e Qualificação Profissional do Recife, Marília Arraes.

O projeto, realizado pelo Governo do Estado, em parceria com o Sistema S, através da Secretaria do Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, e do SENAI, SENAC e SEST/SENAT, oferecerá 13.957 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional durante o ano de 2013. Durante a abertura do evento, o Secretário Antônio Carlos Maranhão de Aguiar fez questão de ressaltar a importância da iniciativa Mara o mercado de trabalho. “O mercado está cada vez mais exigente no que diz respeito à combinação entre escolaridade e qualificação profissional”, destacou.

Os cursos terão carga horária de 160h a 400h e beneficiarão jovens e adultos com idade mínima de 18 anos, com Ensino Fundamental concluído ou que estejam cursando a 8ª ou 9ª série. Além disso, também serão contemplados os públicos do programa Governo Presente, da Fundação Terra, da Secretaria da Mulher, além de turmas formadas pela Secretaria Executiva de Ressocialização.

O Governador Eduardo Campos também falou sobre a importância do projeto para o estado. “Essa é uma parceria exitosa com o Sistema S que vem compor o esforço do estado das prefeituras no sentido de elevar a qualidade de vida das pessoas, demonstrando o talento dos trabalhadores e a produtividade econômica brasileira”, comentou. “É uma prazer iniciar o ano lançando um projeto como esse”, acrescentou o Governador.

No total, serão 4.457 vagas de qualificação de interesse do setor industrial, oferecidas pelo SENAI; 5.500 vagas em cursos de qualificação para ocupações dos setores de Comercio e Serviços, oferecidos pelo SENAC e 4 mil em cursos oferecidos pelo SEST/SENAT para ocupações do setor de transporte.

Neste primeiro trimestre, o SENAI disponibilizará 1.832 vagas, divididas em 116 turmas. Serão beneficiados 14 Municípios: Arcoverde, Belém de São Francisco, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Caruaru, Dormentes, Garanhuns, Lagoa Grande, Paulista, Petrolina, Recife, São Lourenço, Paulista, Serra Talhada e Triunfo. Entre os cursos oferecidos estão opções como Ajudante de Obras, Ajustador Mecânico, Armador de Ferragem, Assistente de Administração, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Recursos Humanos, Caldeireiro Montador, Carpinteiro, Eletricista de Automóveis, Eletric. Inst. Predial de Baixa Tensão e Lubrificador Industrial, entre outros.

O SENAC abrirá 95 turmas, totalizando 2.270 vagas. Ao todo, 25 cidades serão contempladas: Águas Belas, Araripina, Arcoverde, Belo Jardim, Bom Conselho, Cabo de Santo Agostinho, Canhotinho, Garanhuns, Gravatá, Jaboatão dos Guararapes, Ouricuri, Passira, Paulista, Pesqueira, Petrolândia, Petrolina, Recife, Salgueiro, Santa Cruz da Baixa Verde, São Bento do Uma, São José do Egito, Serra Talhada, Tabira e Vitória de Santo Antão. Serão oferecidas formações para Recepcionista, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate às Endemias, Agende de Desenvolvimento Socioambiental, Agente de Informações Turísticas, Almoxarifado, Auxiliar de Cozinha, Auxiliar de Limpeza, Auxiliar de Pessoal, Auxiliar de Recursos Humanos, Auxiliar de Secretaria Escolar, Cabeleireiro, Cabeleireiro Assistente e Costureiro, entre outros.

Já o SEST/SENAT desenvolverá seus cursos apenas a partir do 2º trimestre de 2013. Serão 4 mil vagas gratuitas de Cursos de Qualificação Profissional Básica, em 80 Municípios para os cursos de Motorista de Transporte Coletivo de Passageiros e Turismo, Motorista de Transporte Rodoviário de Cargas.

As inscrições para o Projeto Novos Talentos serão realizadas semanalmente através do site da Secretaria do Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo – www.stqe.pe.gov.br. Os cronogramas com os cursos oferecidos serão divulgados todas as segundas-feiras pela STQE, com as informações dos cursos, municípios, endereços, data de matrícula e início das aulas.

Os primeiros cursos oferecidos pelo projeto em 2013 já estão divulgados no site da STQE e as inscrições estão abertas. Os interessados devem acessar o www.stqe.pe.gov.br. As primeiras turmas têm o início das aulas programado para o dia 14 de janeiro.

projeto-novos-talentos-2013-1 projeto-novos-talentos-2013-2 projeto-novos-talentos-2013-3 projeto-novos-talentos-2013-4

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here