Programa Despoluir promove ações em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente

0
481

 

O Programa Ambiental do Transporte – Despoluir promoveu ações no Dia do Meio Ambiente, no último dia 5 de junho, na indústria BRF em Vitória de Santo Antão (Rodovia PE 50), com a proposta de conscientizar trabalhadores do setor de transporte e a comunidade em prol da preservação e conservação ambiental. Numa ação gratuita, o programa Despoluir realizou aferições veiculares promovendo a redução de emissão de gases poluentes.

Trabalhando há 6 anos na BRF, o motorista Moisés Pereira Filho falou da importância da ação. “Muito boa a ação do Sest Senat, uma iniciativa importante para a preservação do meio ambiente”, avaliou. Para o motorista Lincoln Evangelista, na empresa há 5 anos, o Despoluir levou orientação relevante a todos. “A BRF traz sempre inovação pra gente que é motorista, e dessa vez, junto com o Sest Senat, trouxe essa ação ajudando o meio ambiente, fazendo o teste de aferição de pressão e fumaça”.

De acordo com Aldemir Correia, Supervisor de transportes da BRF, a parceria com o Sest Senat e FETRACAN foi um sucesso. “Foi muito importante para a BRF essa ação junto com o Sest Senat. Um dia muito especial, voltado ao meio ambiente, principalmente porque a BRF tem um programa de Saúde, Segurança e Meio Ambiente. E o melhor, a feedback dos motoristas foi muito positivo. Ficaram entusiasmados com a ação, com a receptividade da equipe do Despoluir e com a estrutura que foi montada. Foi um dia de muito envolvimento e interação”, avaliou Aldemir.

O presidente da FETRACAN, Nilson Gibson esteve presente na ação e avaliou como bastante positiva, principalmente por promover duas ações simultâneas tão relevantes para a sociedade e para o setor de transporte. “Hoje é um dia gratificante, comemorando o Dia  Mundial o Dia Mundial do Meio Ambiente, e fazendo uma ação aqui na BRF,  onde estamos trazendo dois programas importantes, a Eco Condução e a Prevenção de Acidentes nas Rodovias e também trazendo o programa Despoluir, que é um grande ganho para a sociedade, onde estamos fazendo aferições nos veículos para diminuir a poluição na camada de ozônio. Hoje é um marco, onde conseguimos ter ganho diferenciado, mostrando que temos todas as condições de fazer um transporte de forma com que a Eco condução diminua a emissão de poluentes na camada de ozônio e automaticamente também diminuir os acidentes nas rodovias” pontuou Gibson.

A ação acontecerá também na cidade de Maceió entre os dias 10 a 14 de junho nas empresas Prosegur – Transporte de valores; Luck Receptivo; Fedex e Horizonte Transportes. A semana de conscientização da preservação e conservação ambiental nas empresas do setor de transporte contará com aferições veiculares e incentivo ao plantio de mudas de árvores em prol do Dia Mundial do Meio Ambiente.

A Federação da Empresas de Transporte de Cargas do Nordeste – FETRACAN incentiva a coleta de pneus: fragmentos e inservíveis com foco para a destinação ambientalmente adequada.

 

Sobre o DESPOLUIR

No momento em que o mundo busca alternativas sustentáveis de crescimento, o transporte, atividade fundamental para o desenvolvimento do Brasil, assume sua responsabilidade em favor da qualidade de vida e do meio ambiente. Para aprimorar sua atuação ambiental e também cuidar da saúde dos seus trabalhadores e familiares, o setor transportador conta com o auxílio do Programa Ambiental do Transporte – Despoluir.

Criado como uma iniciativa conjunta da Confederação Nacional do Transporte – CNT, do Serviço Social do Transporte – SEST e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – SENAT, o Despoluir se consolida como grande parceiro dos transportadores por meio de diversas ações que promovem o bem-estar, mudam mentalidades e multiplicam conhecimentos.

Nesse processo, o trabalhador do setor é a peça fundamental, tornando-se um disseminador de boas práticas socioambientais. Com o Programa, a CNT, o SEST e o SENAT estimulam e defendem um transporte cada vez mais limpo, eficiente e sustentável, trazendo benefícios não só para os seus trabalhadores, mas também para toda a sociedade. Em Pernambuco, o programa ocupa o segundo lugar no Brasil de aferições veiculares.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here