Programa Despoluir – Meio Ambiente Responsabilidade de cada um

0
66

QUEM SÃO OS RESPONSÁVEIS PELA DESTRUIÇÃO DO MEIO AMBIENTE?

Se sua resposta foi governo, indústrias, agriculturas; está na hora de você repensar o assunto e refletir sobre a sua responsabilidade em relação ao meio ambiente.

O PAPEL DO INDIVÍDUO NO MEIO AMBIENTE

É comum pensarmos que as agressões ao meio ambiente são cometidas somente pelas empresas e indústrias, sem nenhuma contribuição da população em geral.

Mas, será que esta afirma é totalmente correta? Em dias de chuva, diversas ruas não conseguem escoar a água, ficando alagadas. E então, a culpa é de quem? Do governo que não planejou o crescimento urbano adequadamente? Dos empresários que não executaram as obras corretamente como o especificado? Ou do cidadão comum?

POR QUE A RESPONSABILIDADE SERIA SUA TAMBÉM?

Quando você estava caminhando pela rua e sentiu vontade de comer algo, parou em uma lanchonete e saiu apressado com o lanche na mão. Ao terminar de comer, você deixou cair o guardanapo e o plástico que envolvia o seu lanche no chão. Veio a chupa e limpou a sujeira, carregando esse papel para o bueiro, e chegando lá, imagine que outros papeis que outras pessoas, também apressadas, deixaram cair, já estavam obstruindo as bocas de lobo que o governo planejou e o empresário executou. Agora, quando vier a chuva, você já sabe qual o resultado e o que a falta de consciência ambiental ocasiona. Percebeu que a culpa não é somente das empresas, indústrias ou do governo? É sua também!

Por comodismo ou por falta de conhecimento praticamos pequenos atos que, somados aos de tantos outros, resultam em grandes prejuízos a toda sociedade. Diante disto, é necessário que cada um faça a sua parte e passe a cuidar do ambiente em que vive.

Sabemos que mudar hábitos não é uma tarefa fácil, contudo devemos nos esforçar para obter exemplos, dicas e informações sobre as atitudes que devem ser tomadas para evitar que o nosso planeta se transforme num lugar inabitável.

O QUE VOCÊ PODE FAZER PARA PRESERVAR O MEIO AMBIENTE?

Seria possível a vida na terra sem água? Claro que não! Morreremos todos de sede e de doenças assim que a água potável acabar. A água que abastece 60% da população mundial vem do subsolo.

você sabia?

97%da água do planeta estão nos oceanos

2% se encontram nas geleiras

1% está disponível para consumo

como-economizar-agua1-1

ECONOMIZE ENERGIA

Com o aumento da população e das residenciais, houve também o aumento significativo de uso dos eletrodomésticos e, com isto, maior gasto de energia elétrica. Se cada um contribuir para a economia de energia, não será necessária a construção de novas hidrelétricas, gerando menos  impactos negativos ao meio ambiente.

 

RECICLE O LIXO

Lixo ou resíduo é qualquer material considerado sem utilidade, supérfluo e/ou sem valor, gerado pela atividade humana e que precisa ser eliminado.recicle-seu-lixo-04

Você sabia?

Em processos da natureza não existem resíduos. Tudo é reaproveitado!

 

CULTIVE ÁREAS VERDES E PLANTE ÁRVORES

As árvores são importantes porque:

  • Melhoram a qualidade do ar, pois retiram o gás carbônico e liberamarvore oxigênio para a atmosfera;
  • Uma árvore pode transpirar por suas folhas até 60 litros de água por dia;
  • O vapor e a fotossíntese (respiração das árvores) ajudam a equilibrar o clima de uma região. Isso é facilmente percebido em parques e florestas, que têm seu clima mais fresco;
  • As árvores nos proporcionam a sombra, locais para descansar e fugir dos raios solares, cada vez mais nocivos para a pele;
  • Os frutos extraídos das árvores são importantes alimentos e indispensáveis para a manutenção da saúde;

 

CONSUMA CONSCIENTEMENTE

Diminua o uso de embalagens

Raciodesperdicionalize o uso de sacolas plásticas em supermercados, levando a sua sacola de casa.

Leia os rótulos ou etiquetas com atenção

Além de listar os ingredientes e a data de validade, o rotulo indica qual a procedência do produto.

Evite produtos descartáveis

Imagine a quantidade de plástico consumido por uma pessoa que toma dois cafés e dois copos de água por dia em copos descartáveis. Em um ano, são 1.460 copos. Por isto, mantenha um copo para uso individual enquanto estiver no trabalho.

Prefira produtos de limpeza e higiene biodegradáveis

Vários produtos de limpeza e higiene contem substancias químicas tóxicas. Algumas demoram a se decompor no meio ambiente. Portanto, algumas ações podem ser tomadas para preservar o meio ambiente:

  • Substitua os produtos de limpeza a base de cloro por vinagre (para desengordurar) e bicarbonato de sódio (para limpar pias e vasos sanitários).

Prefira alimentos orgânicos

O consumo de produtos orgânicos beneficia a saúde, pois não tem produtos químicos, nem tóxicos. Os orgânicos promovem também a melhoria ambiental, pois são produzidos sem o acréscimo de aditivos químicos ou pesticidas ao solo.

Tenha cuidado com resíduos perigosos

  • Remédios vencidos devem ser entregues em farmácias, que são obrigadas a recebe-los;
  • Oficinas mecânicas devem receber pneus velhos e bateria de carro;
  • Baterias de celular devem ser encaminhadas a postos de coleta;

LOCOMOVA-SE CONSCIENTEMENTE

Evite transporte individuallocomoca-se

Os veículos são um dos grandes responsáveis pela poluição de meio ambiente, pois emitem gases que contribuem para o agravamento do efeito estufa.

Cuide do seu veículo

Regular o motor e respeitar as manutenções e revisões recomendadas pelos fabricantes são formas de diminuir em 10% a emissão de gás carbônico.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here