Porto de Pecém, no Ceará, bate recorde de movimentação em 2014

0
353

Dados mostram que a movimentação de mercadorias ultrapassou oito milhões de toneladas.

O Porto de Pecém, localizado no Estado do Ceará, registrou um novo recorde de movimentação de mercadorias no ano passado.

De acordo com informações da Cearáportos (Companhia de Integração Portuária do Ceará), foram movimentadas 8,2 milhões de toneladas de mercadorias ao longo dos dozes meses, contra 6,3 milhões em 2013. O valor representou uma variação positiva de 31%.

Durante o período, 475 navios operaram no terminal portuário, com destaque para o transporte de granéis sólidos, que registraram incremento de 87%, movimentando 3,5 milhões de toneladas.

Ainda segundo a Companhia, as exportações cresceram 13% e as importações contribuíram com elevação de 36%.

Os principais produtos exportados na movimentação de longo curso foram combustíveis minerais, minérios e frutas. Na importação, os destaques, além dos combustíveis minerais, ficaram com os produtos siderúrgicos e os clínkers (cimentos não pulverizados).

Na cabotagem – navegação entre portos marítimos de um mesmo país, sem perder a costa de vista – os destaques foram combustíveis minerais, clínkers e máquinas e materiais elétricos nas exportações, combustíveis minerais, produtos siderúrgicos e cereais nas importações.

De 2009 a 2014, o crescimento na movimentação de mercadorias pelo Pecém foi constante. Em seis anos, o salto foi de dois para oito milhões de toneladas.

Fonte:Agência CNT de Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here