Operação da PF prende 34 suspeitos de roubo de medicamentos no rio

0
1301

A Polícia Federal prendeu nesta quinta-feira 34 pessoas e fechou cinco farmácias no Rio durante a Operação Hipócrates, realizada para desarticular uma quadrilha especializada no roubo e receptação de cargas de medicamentos. Cinco farmácias foram fechadas. Entre os presos estão quatro policiais militares da ativa, um policial afastado de suas funções e dois empresários proprietários de duas redes de farmácias no Rio.

Segundo o delegado, Hilton Coelho, chefe da delegacia de repressão à crimes contra o patrimônio, a quadrilha atuava principalmente na rodovia Washington Luis (BR-040), roubando cargas de distribuidoras com a participação de funcionários das empresas. As cargas eram repassadas, segundo o delegado, a intermediários que as revendiam nas farmácias.

Foram fechadas três farmácias em Botafogo (zona sul) e uma na praça Cruz Vermelha (centro), que pertencem a Márcio Fernandes. Na zona norte a PF fechou uma farmácia na Vila Isabel, de Luis Melo. Os empresários estão entre os presos.

De acordo com o delegado, os criminosos vendiam os medicamentos por até 50% do valor real. Entre os medicamentos estavam antialérgicos, estimulantes sexuais e analgésicos.

Coelho não soube dizer o valor e o volume das cargas já roubadas pela quadrilha, mas disse que a soma passa os milhões de reais. O delegado acredita que os criminosos atuavam a há pelo menos 3 anos no Rio.

De acordo com o delegado, as farmácias tinham papel fundamental na quadrilha porque seria impossível roubar medicamentos sem ter onde vendê-los. Coelho ainda investiga se o grupo participou do furto de medicamentos de combate ao câncer do Inca (Instituto Nacional do Câncer).

Para a Operação Hipócrates, os policiais contam com 38 mandados de prisão e 48 de busca e apreensão, expedidos pela Vara Criminal de Itaguaí.

As investigações que resultaram na operação começaram em dezembro de 2006, após denúncia anônima. Os trabalhos ocorrem em diferentes pontos do Rio e da Baixada Fluminense.

Fonte: Folha Online

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here