BOLETIM SEMANAL FETRACAN 007/2020 24/07/2020 | 03/08/2020

0
205

 

25 DE JULHO – DIA DO MOTORISTA

Aos trabalhadores que fazem parte de um dos serviços essenciais para todos: o transporte.

Agradecemos por enfrentar sol e chuva para conectar e abastecer o país. Você, motorista, movimenta o Brasil e a vida de todos os brasileiros.

 

EMPRESAS DE TRANSPORTE AINDA ENFRENTAM FORTE QUEDA DE DEMANDA, DO FATURAMENTO E RESTRIÇÕES DE CRÉDITO

O setor de transporte registrou queda de demanda pelo quarto mês consecutivo. De acordo com a nova rodada da Pesquisa de Impacto no Transporte – Covid-19, divulgada pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) na quinta-feira (23), 74,6% das transportadoras apontaram que houve diminuição da demanda em junho, sendo que mais da metade delas (57,2%) avaliou que essa retração foi grande. A pesquisa revela ainda que, diante das dificuldades de acesso a crédito enfrentadas pelos transportadores desde o início da pandemia, mais de um terço das empresas (34,0%) precisou recorrer ao crédito rotativo.

O presidente da CNT, Vander Costa, avalia que é urgente a apresentação de um plano de socorro imediato às transportadoras.

“Entendemos que, após quatro meses de pandemia, se as iniciativas governamentais durante a crise não refletirem, na prática, o socorro emergencial efetivo às empresas, muitos transportadores irão encerrar suas atividades, o que certamente comprometerá o funcionamento e o abastecimento das cidades brasileiras, além da retomada da atividade econômica.”

Fonte: CNT

 

DEMANDA DO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS COMEÇA A SE ESTABILIZAR

Entre os dias 20 e 27 de julho, a demanda geral de transporte rodoviário de cargas variou -22,91%. Embora seja negativo, o número é o melhor desde que a NTC&Logística iniciou a série de “retratos” da Pesquisa de Impacto do Coronavírus no TRC. Logo na largada, na segunda quinzena de março, a demanda havia recuado -26,1%, em uma trajetória cujo ponto mais baixo foi de -44,8%, em abril.

A rodada mais recente apurou, ainda, que a variação da carga fracionada foi de -17,92%. O recuo da carga lotação foi na ordem de 25,57%. O percentual de empresas que tiveram queda no faturamento continua muito elevado: 77%.

 

AÇÃO NO STF SOBRE A CORREÇÃO DOS DÉBITOS TRABALHISTAS FOI INCLUÍDA EM PAUTA PARA JULGAMENTO

Foi incluída, no calendário de julgamento, pelo presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Dias Toffoli, a Ação Declaratória de Constitucionalidade de número 58, que versa sobre a correção dos débitos trabalhistas. Está em discussão se deve ser aplicado o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) ou a TR (Taxa Referencial) – esta última foi implementada por meio da reforma trabalhista. A CNT figura como parte no processo (amicus curiae) e defende a aplicação da TR. O processo está previsto para ser julgado pelo plenário do STF em 12 de agosto deste ano.

Fonte: CNT

 

CONGRESSO NACIONAL APROVA MEDIDA QUE INSTITUI LINHA DE CRÉDITO PARA PAGAMENTO DE SALÁRIOS

A Câmara dos Deputados finalizou a votação da medida provisória (MPV) 944/2020, que estabelece linha de crédito para o pagamento da folha salarial das empresas. Os deputados deliberaram as modificações realizadas pelo Senado Federal ao texto.

O relator da matéria, deputado Zé Vitor (PL/MG), apresentou parecer contrário à emenda n. 2, do Senado, que reduzia o teto da receita bruta anual máxima de R$ 50 milhões para R$ 10 milhões. O parecer do relator atendeu a uma das demandas da CNT, que defende a ampliação do acesso ao crédito para as empresas de médio porte. O texto aprovado segue para a sanção presidencial. O presidente da República terá́ 15 dias úteis para sancionar ou vetar, total ou parcialmente a proposição aprovada pelo Congresso Nacional.

 

FETRACAN PARTICIPA COM AS AÇÕES DO PROGRAMA DESPOLUIR NA COMPANHIA DE CIMENTO DA PARAÍBA

Na última terça-feira (28) em comemoração ao dia do motorista, o Programa Ambiental do Transporte – Despoluir/ Fetracan participou de ação na Companhia de Cimento da Paraíba (CCP).

As aferições veiculares foram realizadas junto as transportadoras e transportadores autônomos com orientações para os motoristas acerca dos resultados obtidos visando a melhorar a eficiência dos veículos e garantir sustentabilidade ambiental. A ação aconteceu na própria sede da Fábrica CCP.

O programa Despoluir esteve presente com dois técnicos e dois veículos do programa. Agradecemos toda equipe da fábrica que sempre nos contemplam” disse o Coordenador Técnico do Despoluir, Valdir Pinheiro.

Durante toda a ação  foram realizadas análises em 30 (trinta) veículos, tendo aproveitamento de 80% (oitenta por cento), um índice satisfatório de aprovação. Os veículos reprovados, tiveram orientações técnicas em relação ao que deve ser feito para corrigir a emissão de gases poluentes.

 

PROGRAMA DESPOLUIR – AVALIAÇÃO VEICULAR AMBIENTAL SEGUE SENDO REALIZADA NORMALMENTE

 Criado como uma iniciativa conjunta da Confederação Nacional do Transporte – CNT, do Serviço Social do Transporte – SEST e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – SENAT, o Programa Despoluir é executado com o auxílio da FETRACAN e se consolidou como grande parceiro dos transportadores por meio de diversas ações que promovem o bem-estar, mudam mentalidades e multiplicam conhecimentos.

Uma das ações do Despoluir de maior destaque é a Avaliação Veicular Ambiental, que tem o propósito de melhorar a qualidade do ar, cuidar da saúde dos trabalhadores e estimular o uso racional de combustíveis, já havendo atendido cerca de 54 mil transportadores e realizado mais de 2,9​ milhões de avaliações veiculares.

Além de contribuírem para o desenvolvimento sustentável, as atividades do Despoluir também colaboram para a redução de custos de empresas, caminhoneiros autônomos e taxistas, com a adoção de procedimentos mais limpos, sendo fundamental para obtenção de certificações de qualidade – ISO (9001 – Sistema de gestão na qualidade das empresas; 14000 – comprometimento com a legislação ambiental; SASMAQ – conjunto de boas práticas com o objetivo de reduzir, de forma progressiva, os riscos nas operações de transporte e distribuição).

 Apesar do período de isolamento social, a Avaliação Veicular Ambiental segue sendo realizada com respeito às regras de segurança sanitária e agendamento prévio. A aferição é realizada por um único técnico do Programa, não provoca aglomeração e não afeta a rotina do transportador, sendo necessário apenas que os veículos sejam colocados em local adequado para a realização do procedimento.

Para novos agendamentos, basta entrar em contato diretamente com o Coordenador do Programa pelo número 81 9505-4393, de segunda à sexta-feira, no horário comercial.

 

FUNCIONAMENTO DA FETRACAN

Além das atividades ligadas ao Programa Despoluir, a FETRACAN segue disponibilizando exercendo sua representação, em defesa do setor, além de auxiliar na realização RNTRC e disponibilizar aos transportadores serviços como a certificação digital, através de parceria.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here