BOLETIM SEMANAL FETRACAN 003/2020 ANO 2020 15/06/2020 | 22/06/2020

0
225

 

PETROBRAS ELEVA DIESEL EM 8% NA REFINARIA

A Petrobras anunciou reajuste médio de 8% para o diesel vendido em suas refinarias a partir da sexta-feira, enquanto a gasolina terá elevação de 5%, informou a companhia nesta quinta-feira, por meio da assessoria de imprensa.

O movimento é o primeiro reajuste neste mês para o diesel, combustível mais utilizado do Brasil, e o segundo para a gasolina, que havia sofrido aumento de 10% em 9 de junho.

Com a elevação, o preço médio do diesel nas refinarias da estatal passa a ser de R$ 1,5111 por litro, maior nível desde meados de abril, segundo dados compilados pela Reuters.

Mesmo com segundo reajuste consecutivo para cima, o preço do diesel ainda acumula queda de 35,5% neste ano, impactado pelo choque de demanda resultante da pandemia de coronavírus. No entanto, tem avanço de 15,5% frente às mínimas do ano, verificadas entre o final de abril e meados de março.

Fonte: CNN

  

TEXTO BASE DA MP 932 APROVADO NA CÂMARA DOS DEPUTADOS – REDUÇÃO DAS ALÍQUOTAS DO SISTEMA S POR PERÍODO MENOR E DESTINAÇÃO DOS RECOLHIMENTOS DO TRANSPORTE AQUAVIÁRIO

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou no último dia 16 de junho o texto-base da PLV de n. 17/2020, proveniente da Medida Provisória 932/2020, que reduz, em caráter excepcional, as alíquotas das contribuições devidas ao Sistema S, ressalvados os destaques.

O texto aprovado, nos termos do parecer do relator, garante a redução em cinquenta por cento das alíquotas do Sistema S apenas em abril e maio

A redação aprovada ainda conta com previsão benéfica ao Sistema, uma vez que prevê a transferência para o SEST/SENAT das contribuições das empresas de transporte aquaviário e inclui o setor portuário como beneficiário das ações. Os recursos viabilizarão a ampliação do atendimento aos trabalhadores do setor portuário já realizado atualmente pela instituição.

 O texto seguiu para o Senado.

 

 

NOVA PESQUISA CNT SOBRE IMPACTO DA COVID-19

A CNT divulgou os resultados da 3ª rodada da Pesquisa de Impacto no Transporte Covid-19, com a avaliação de como estão as empresas transportadoras após três meses de pandemia em relação à demanda, ao acesso ao crédito e à utilização da MP n.º 936.

Seguem os resultados mais relevantes:

  • 80,6% dos transportadores tiveram redução de demanda em maio;
  • 74,8% dos transportadores estimam impactos negativos da crise por mais de quatro meses;
  • 42,2% dos transportadores buscaram crédito desde o início da pandemia e, desses, 44,8% tiveram a solicitação de crédito para capital de giro negada;
  • 45,6% dos transportadores já adotaram a suspensão temporária do contrato de trabalho.

Fonte: CNT

  

CONSELHO REGIONAL DE PERNAMBUCO REALIZA NOVA RODADA DE TESTES DA COVID-19 NO ESTADO

 O SEST SENAT Serra Talhada, com o apoio do Conselho Regional de Pernambuco, realizou, na semana de 15 a 18 de junho de 2020, a quarta fase do Transporte em Ação – Mobilização Nacional de Combate ao Coronavírus –, dispondo de 250 testes gratuitos de detecção da Covid-19 a caminhoneiros autônomos, motoristas profissionais do transporte rodoviário de cargas e motoristas e cobradores do transporte coletivo rodoviário de passageiros da região.

Na semana anterior, as Unidades Operacionais SEST SENAT Recife e Cabo de Santo Agostinho promoveram 800 testagens nos profissionais do transporte, totalizando mais de 1.000 testes no Estado de Pernambuco, que foram promovidas junto com orientações sobre prevenção da doença e de higienização das mãos e dos veículos, além de máscaras de tecido reutilizáveis.

Os testes rápidos levam em consideração a quantidade de anticorpos (IgM e IgG) produzidos pelo corpo humano contra o vírus SARS-COV-2, que provoca a covid-19. No caso de resultado positivo, os trabalhadores serão orientados a buscar atendimento em centros de saúde e sobre o correto isolamento social durante o período de recuperação.

 

PROGRAMA DESPOLUIR – AVALIAÇÃO VEICULAR AMBIENTAL SEGUE SENDO REALIZADA NORMALMENTE

Criado como uma iniciativa conjunta da Confederação Nacional do Transporte – CNT, do Serviço Social do Transporte – SEST e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – SENAT, o Programa Despoluir é executado com o auxílio da FETRACAN e se consolidou como grande parceiro dos transportadores por meio de diversas ações que promovem o bem-estar, mudam mentalidades e multiplicam conhecimentos.

Uma das ações do Despoluir de maior destaque é a Avaliação Veicular Ambiental, que tem o propósito de melhorar a qualidade do ar, cuidar da saúde dos trabalhadores e estimular o uso racional de combustíveis, já havendo atendido cerca de 54 mil transportadores e realizado mais de 2,9​ milhões de avaliações veiculares.

Além de contribuírem para o desenvolvimento sustentável, as atividades do Despoluir também colaboram para a redução de custos de empresas, caminhoneiros autônomos e taxistas, com a adoção de procedimentos mais limpos, sendo fundamental para obtenção de certificações de qualidade – ISO (9001 – Sistema de gestão na qualidade das empresas; 14000 – comprometimento com a legislação ambiental; SASMAQ – conjunto de boas práticas com o objetivo de reduzir, de forma progressiva, os riscos nas operações de transporte e distribuição).

 Apesar do período de isolamento social, a Avaliação Veicular Ambiental segue sendo realizada com respeito às regras de segurança sanitária e agendamento prévio. A aferição é realizada por um único técnico do Programa, não provoca aglomeração e não afeta a rotina do transportador, sendo necessário apenas que os veículos sejam colocados em local adequado para a realização do procedimento.

Para novos agendamentos, basta entrar em contato diretamente com o Coordenador do Programa pelo número 81 9505-4393, de segunda à sexta-feira, no horário comercial.

 

FUNCIONAMENTO DA FETRACAN

Além das atividades ligadas ao Programa Despoluir, a FETRACAN segue disponibilizando exercendo sua representação, em defesa do setor, além de auxiliar na realização RNTRC e disponibilizar aos transportadores serviços como a certificação digital, através de parceria.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here